21 de Novembro de 2017 | 12:00

Estação Central do Brasil recebe exposição de fotos de personalidades da Baixada Fluminense para marcar o Dia da Consciência Negra

Para reforçar a importância do Dia da Consciência Negra (20/11), até sábado (25/11), quem passar pela estação Central do Brasil poderá conferir uma exposição de fotos diferente e especial. Intitulada de “Ilustres & Anônimos”, o objetivo é mostrar histórias de pessoas negras que se destacam na Baixada Fluminense. Ao todo, são 46 personalidades, registradas pelo repórter fotográfico Paulo Santos, que exercem papel importante no contexto social e cultural em seus municípios, mas passam no anonimato pelas ruas. Entre elas estão a professora e teóloga Maria do Carmo, moradora de Duque de Caxias, onde há 24 anos realiza trabalho com adolescentes em conflito com a lei, e o artista e palhaço Wildson França, que produz eventos culturais para aproximar a arte do público nas ruas de Mesquita.

“Todos os dias cruzamos com pessoas nas ruas que, na maioria das vezes, nos passam despercebidas. Mas, se pararmos para pensar, veremos que cada uma tem uma história e pode nos ensinar a viver melhor. A fotografia tem um grande privilégio, que é o de imortalizar essas pessoas, guardá-las como um talismã a proteger futuras gerações”, diz Paulo Santos, idealizador do projeto.