29 de Dezembro de 2016 | 00:00

SuperVia recorre contra deliberação da Agetransp sobre reequilíbrio quinquenal da concessão

A SuperVia, operadora dos trens urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, informa que, a partir do dia 02 de fevereiro de 2017, está autorizada pela deliberação da Agetransp nº 888, de 27 de dezembro de 2016, a praticar nova tarifa com valor de R$4,20.

A empresa informa ainda que entrou com recurso administrativo contra esta deliberação que autorizou o reajuste composto por duas bases de cálculo: o reequilíbrio quinquenal e a correção anual da tarifa com base na inflação (IGPM), ambas previstas no contrato de concessão.

O recurso propõe a revisão da deliberação da Agetransp sobre o reequilíbrio quinquenal. A SuperVia entende que a decisão da Agência Reguladora atende de forma parcial o pleito da concessionária, elaborado com base no período de novembro de 2010 a novembro de 2015.

Desde 2011, a SuperVia passa por um processo de transformação para recuperar, no menor tempo possível, um abandono de quatro décadas do sistema ferroviário fluminense. Por meio desse programa de investimentos, em parceria com o Governo do Estado, já foi possível renovar a frota com 120 novos trens em operação, todos com ar-condicionado; criar novos planejamentos operacionais, que possibilitaram a redução do intervalo médio entre os trens de 15 para sete minutos; aumentar o número de viagens e a oferta de lugares; reformar estações; inaugurar um novo Centro de Controle Operacional; reduzir em 12 vezes o número de falhas dos trens, além de revitalizar a infraestrutura ferroviária (estações, via férrea, equipamentos). A SuperVia segue com o compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Rio de Janeiro e mais onze municípios região metropolitana.​​