Silva Freire
- Santa Cruz
- Japeri
-
Transferência entre ramais
-
Acessibilidade
Rua 24 de Maio, s/n Rio de Janeiro - RJ CEP 20710-030
- Dias úteis: das 10h às 15h (funcionando apenas para desembarque)
- Sábados: Fechada
- Domingos e feriados: Fechada
As estações fecham antes da passagem do último trem, por isso, caso deseje embarcar na última composição do dia, oriente-se pelo horário de fechamento da sua estação de embarque.
-
Partidas do trem
- Dias úteis
- Para Central do Brasil 10h
- Para Japeri 10h15
- Sábados
- Domingos
- Dias úteis
- Para Central do Brasil 14h42
- Para Japeri 14h56
- Sábados
- Domingos
-
História
Ramal: Japeri e Santa Cruz
Aniversário da estação: 15/09/1896
A estação homenageia o engenheiro ferroviário José Joaquim da Silva Freire, um dos responsáveis pelas Oficinas de Locomoção do Engenho de Dentro e que assumiu, no dia 30 de janeiro de 1900, a diretoria da antiga “Escola Prática de Aprendizes”, fundada em 1897 pela Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB) com o objetivo de formar operários para trabalhar na ferrovia.
Em 1906, o engenheiro promoveu uma verdadeira reforma no ensino da escola. Devido à fase de expansão ferroviária da época, necessitava-se cada vez mais de técnicos especializados nas diversas áreas em que a EFCB atuava. Silva Freire, então, instituiu um modelo pioneiro no Brasil e na América Latina de ensino profissionalizante.
Até hoje a SuperVia conta em seu quadro de funcionários com ex-alunos da Escola Técnica Estadual Engenheiro Silva Freire, que atualmente está localizada ao lado da Oficina de Deodoro.