História
Saiba mais sobre a nossa história.
SuperVia adere à Tarifa Social do trem;
Cobrança de tarifa na extensão Guapimirim é suspensa;
SuperVia se associa ao Instituto Ethos;
Somos uma das 100+ influentes em mobilidade;
SuperVia retoma parceria com a SUIPA;
SuperVia "lança moda" de economia circular com desfile na Central do Brasil;
SuperVia inicia curso de capacitação para atendimento aos clientes com deficiência;
SuperVia realiza 12ª edição da Campanha de Segurança nas Passagens em Nível;
SuperVia na Taça das Favelas;
SuperVia realiza 28ª edição do tradicional “Trem do Samba”.
SuperVia e MP assinam nova etapa do TAC da acessibilidade;
Chegada da SuperVia no LinkedIn;
Acessibilidade: SuperVia passa a incluir “hashtag para cego ver”, em suas redes sociais;
SuperVia e FIA RJ fecham parceria para prevenir casos de desaparecimento de crianças e adolescentes;
Distribuição de livros em homenagem ao Dia das Mães;
SuperVia reforça parceria e apoio à Suipa;
Lançamento da página de Sustentabilidade;
Retomada dos trens expressos no ramal Santa Cruz;
Ampliação do horário de atendimento nas redes sociais;
Abertura de 100 vagas para a Escola de Formação de Maquinistas;
Lançamento da campanha Pare, Olhe e Escute;
Nova funcionalidade no app: Minha SuperVia;
SuperVia e SEDSODH promovem o Estação Negritude;
SuperVia apresenta Novo Código de Ética para esquematizar entre colaboradores, fornecedores e instituições os valores e diretrizes de toda a companhia;
SuperVia fecha parceria com a Clique e Retire para clientes retirarem encomenda nas estações;
Antonio Carlos Sanches assume a vice-presidência executiva da ANPTrilhos;
SuperVia ajuíza pedido de Recuperação Judicial;
Wi-fi gratuito nos trens em parceria com a Magalu;
Parceria com o Disque Denúncia para Campanha contra furtos e vandalismos no sistema;
SuperVia realiza a 7ª edição do Trem da Leitura;
Programa de Estágio com 50 vagas em diversas áreas;
SuperVia lança 10ª edição da Campanha de Segurança nas Passagens em Nível.
SuperVia realiza os ajustes e adaptações necessários para atender a população durante a pandemia;
Interligação dos ramais Deodoro e Santa Cruz;
Agendamento online para atendimento no Espaço Gratuidade;
Pagamento de passagem com cartões Visa nas estações atualizadas com a tecnologia “Contactless”;
Área de Transparência no site, contendo dados e informações sobre a empresa e a operação dos trens;
Parceria com Vagas.com para realização de processos seletivos e banco de talentos;
App SuperVia ganha novas funcionalidades, incluindo notificações "Push".
A GUMI – Guarana Urban Mobility Incorporated assume o controle acionário da SuperVia;
SuperVia conquista o primeiro título internacional (Prêmios Fundacom) com o hotsite Tô de Love no Trem.
Pagamento de passagem com cartão Mastercard nas catracas das estações Central do Brasil, São Cristóvão, Maracanã, Olímpica de Engenho de Dentro, Madureira e Deodoro.
Estações da SuperVia no Google Street View;
Reformulação do aplicativo da SuperVia;
Novos horários de fechamento das estações;
Nova grade do ramal Saracuruna aos sábados;
Apoio ao evento “Trem do Choro”;
Frota totaliza 189 trens com ar condicionado;
Instalação de cobertura na estação Belford Roxo;
Realização de obras de melhorias na estação Santíssimo;
Restauração do Museu do Trem.
Recorde de passageiros: 735 mil passageiros transportados;
Atendimento ao maior evento esportivo do mundo: os Jogos Olímpicos;
Inauguração da estação São Cristóvão para os Jogos Olímpicos;
Inauguração da estação Deodoro para os Jogos Olímpicos;
Inauguração da estação Olímpica Engenho de Dentro para os Jogos Olímpicos;
Inauguração da estação Vila Militar para os Jogos Olímpicos;
Frota totaliza 184 trens com ar condicionado;
100º trem chinês começa a operar;
Inauguração da estação Ricardo de Albuquerque para os Jogos Olímpicos;
Inauguração da estação Magalhães Bastos para os Jogos Olímpicos;
Mudanças no ramal Saracuruna:
Trecho Central – Gramacho com trens a cada 10 minutos;
Trecho Gramacho – Saracuruna com trens a cada 20 minutos e 100% com ar-condicionado;Início da operação do Circular Honório – Deodoro no ramal Belford Roxo;
Recorde de passageiros: 729 mil passageiros transportados;
Início das obras de reforma na estação Engenho de Dentro;
Reinauguração das estações Saracuruna e Madureira;
SuperVia disponibiliza 100% da frota, dos ramais eletrificados, com ar-condicionado aos finais de semana;
71 dos 100 trens chineses adquiridos já estão em circulação;
Frota totaliza 163 trens com ar-condicionado.
Inauguração do primeiro trem nacional;
Lançamento do aplicativo oficial da SuperVia;
Início das obras de reforma na estação São Cristovão;
Entrega da estação Maracanã;
Teleférico do Alemão bate marca de 9 milhões de passageiros transportados;
Início da circulação de 10 novos trens Alstom e 60 novos trens encomendados pelo Governo do Estado;
Ramal Deodoro inicia operação com intervalos de 6 minutos;
Entrada dos trens expressos nos ramais Japeri e Santa Cruz;
Recorde de passageiros: 654.267 mil, sendo 618.948 mil pagantes;
Lançamento da Campanha “Quem anda vê mudança”;
Entrega de mais 8 trens com tomadas USB para carregar celulares.
Reforma das estações Piedade, Quintino e Cascadura;
Reinauguração das estações Parada Bananal, Iriri e Parque Estrela;
Promoção “Me Leva Que Eu Vou” leva centenas de passageiros para Marquês de Sapucaí e transporta diversas escolas de samba até o desfile;
Inauguração do Bicicletário de Saracuruna;
Início da modernização do sistema de áudio das estações;
Inauguração da página do Tour Virtual pelo CCO no site;
Lançamento da campanha Passageiro Sangue Bom com o funk do MC Marcinho;
Operação 24 horas e com trens especiais durante a semana da Jornada Mundial da Juventude. Marca de mais de 3 milhões de passageiros transportados;
Programação especial de trens durante a Copa das Confederações;
Atendimento ao passageiro pelo telefone ganha sistema de mensagens automáticas (URA);
Teleférico do Alemão bate marca dos seis milhões de passageiros transportados três anos antes do previsto.
Entram em circulação os 30 primeiros trens chineses;
Reforma e instalação de ar-condicionado em 13 composições;
Das 185 composições, 83 contam com ar-condicionado;
Inauguração de 6 bicicletários, nas estações Japeri, Engenheiro Pedreira, Santa Cruz, Realengo, Bangu e Lajes;
Inauguração do Espaço Gratuitade na plataforma 13 da Central do Brasil;
Inauguração da estação Silva Freire;
Lançamento das páginas da SuperVia nas redes Facebook e Instagram, e atuação proativa no Twitter;
Início das instalações do novo sistema de sinalização (ATP - Automatic Train Protection) no ramal Deodoro;
Inauguração da nova estação suspensa em Manguinhos;
Novo Centro de Controle Operacional (CCO);
Aniversário de um ano de administração do Teleférico do Alemão e recorde de mais de 4 milhões de passageiros transportados em 2012;
Parceria com a empresa francesa Alstom para a antecipação da compra de 20 novos trens, inicialmente previstos para o período entre 2016 e 2020, mas que começaram a circular em fevereiro de 2014, dois anos antes do previsto;
Entrada dos trens Expressos para Japeri e Gramacho na grade horária, além do semidireto para Campo Grande;
São inaugurados os banheiros gratuitos na Central do Brasil.
SuperVia inicia operação no ramal Guapimirim, oferecendo uma capacidade diária de 4500 lugares com uma frota composta por trens com uma locomotiva e três carros;
A SuperVia lança o plano de ações imediatas batizado de SuperVia em Movimento, que contempla a automação na lavagem dos trens; melhorias nas estações, maior acessibilidade nas estações; o aprimoramento dos padrões de limpeza; a revitalização da Central do Brasil; a remodelação da via permanente, a valorização do carro feminino; a implantação de operação por carrossel, a fidelização das plataformas, o novo Centro de Controle Operacional (CCO); o incentivo ao uso de bicicletas e a instalação de novas câmeras de segurança;
É iniciado o projeto de fidelização de plataformas com a operação passando a ser feita por intervalos fixos entre os trens;
A SuperVia passa a operar o transporte de passageiros no Teleférico do Alemão.
Frota totaliza 38 trens com ar-condicionado;
A Odebrecht Transport (OTP) - um braço da Organização Odebrecht com foco em concessões nos setores rodoviário, de transporte urbano, de infraestrutura de logística (portuária e dutos) e aeroportuário - assume o controle da SuperVia.
O Governo do Estado entregou quatro composições reformadas, totalizando 38 trens com ar-condicionado e assinou um contrato para fornecimento de mais 30 trens novos, com ar-condicionado, que serão entregues a partir do final de 2011;
A SuperVia cria o perfil no Twitter, mais um canal de comunicação entre o cliente e a empresa.
O Governo do Estado entrega dez novos trens com ar-condicionado e sistema computadorizado, totalizando 34 trens com esse sistema na frota;
Início da integração trem-ônibus na Baixada Fluminense;
SuperVia recebe o prêmio “Atitude Sustentável 2008”, concedido pela CAERJ.
Ampliação da integração trem-ônibus;
Lançamento da nova programação de trens com aumento da oferta de lugares e redução dos intervalos;
Inauguração do Sistema de Sonorização Ambiental, presente em 79 estações;
Obras de melhorias recuperam 27 estações na Baixada Fluminense;
SuperVia recebe três prêmios (ABERJ / CIEE / TOP OF MIND BRAZIL);
Governo do Estado entrega dez novos trens com ar-condicionado e sistema computadorizado;
Frota totaliza 22 trens com ar-condicionado em circulação;
Todas as estações da SuperVia são adaptadas para aceitar o vale transporte eletrônico e as estações de São Francisco Xavier, Méier e Madureira são modernizadas com escadas rolantes e melhor acessibilidade.
SuperVia lança sua página na internet e estabelece um programa de treinamento e melhoria do atendimento ao cliente e recebe quatro prêmios (Revista Ferroviária / ANTP / Colunistas / Os Notáveis);
Frota totaliza cinco trens com ar-condicionado em circulação;
Duas estações são modernizadas.
Início da integração trem - ônibus da Zona Oeste;
Novos serviços aos sábados e nos ramais Belford Roxo e Saracuruna;
Primeiro trem com ar-condicionado entra em circulação;
Revitalização do ramal de Vila Inhomirim;
Modernização do Centro de Controle Operacional (CCO);
Mais quatro estações são modernizadas.
Nova programação de horário com aumento da oferta de lugares;
Criada a Central de Atendimento ao Cliente intitulada SuperVia Fone;
31 estações são modernizadas;
Início da Integração trem-metrô;
Criada a primeira turma de mulheres maquinistas;
Lançado o programa de Educação Ambiental, em parceria com a Associação Ambientalista Defensores da Terra;
Eletrificação do trecho Gramacho – Saracuruna.
Em 1º de novembro de 1998, a SuperVia Concessionária de Transportes Ferroviários S./A. inicia a operação de trens urbanos em 11 importantes municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro.