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Perguntas frequentes

Serviços

  • Como funcionam os bicicletários da SuperVia?

    Os bicicletários estão fechados por tempo indeterminado - com exceção do bicicletário de Lages, em que o serviço é externo.

  • Posso embarcar com bicicleta elétrica ou motorizada?

    Não é permitida a entrada com bicicleta de transporte de cargas, nem veículos motorizados ou elétricos.

  • Qual o horário de funcionamento do Atendimento ao Cliente?

    A equipe de atendimento atua de acordo com o horário da operação dos trens. Você pode entrar em contato pelo telefone (0800 726 9494), e-mail (atendimento@supervia.com.br), site e também pelo X (@SuperVia_trens).

  • Como faço para obter o cartão gratuidade?

    O agendamento para emissão do cartão de gratuidade é feito de forma online. Clique aqui e confira mais informações.

  • Quais são as regras para o embarque com grandes volumes nas estações?

    As dimensões máximas permitidas, incluindo as alças e/ou suportes dos volumes, deverão ser iguais ou menores que 40 cm de largura, 80 cm de altura e 25 cm de profundidade. Lembre-se: não são permitidos objetos pontiagudos (pontudos), líquidos inflamáveis (gasolina, álcool etc), objetos sujos ou qualquer item que coloque em risco a segurança e o conforto dos outros passageiros.

    Para a segurança de todos, a SuperVia se reservará o direito de não autorizar o embarque de pessoas que estejam com grandes volumes durante operações especiais ou em grandes eventos.

  • Em quais horários posso embarcar com bicicletas?

    Após às 21h nos dias úteis e durante o dia todo aos sábados, domingos e feriados.

  • Como funciona o serviço de Achados e Perdidos?

    Documentos e pertences encontrados no sistema ferroviário são encaminhados para o Atendimento ao Cliente para conferência e cadastro. Após esse procedimento, o item fica armazenado por 90 dias. Passado esse período, os objetos são descartados e os documentos seguem para os Correios.

  • O que é a carteirinha de gratuidade e para que serve?

    A carteirinha de gratuidade é confeccionada na SuperVia e dá acesso gratuito para pessoas com deficiência e doenças crônicas e estudantes da rede pública de ensino. Idosos com mais de 65 anos podem obter a gratuidade apresentando documento oficial com foto direto na bilheteria no momento do embarque, sem a necessidade de solicitar o cartão gratuidade.

  • Como faço para obter a segunda via do cartão gratuidade?

    Para fazer a solicitação da 2ª via do Cartão Gratuidade, agende o atendimento no Espaço Gratuidade aqui. Compareça no dia e horário marcados no Espaço Gratuidade, localizado na Central do Brasil, portando os documentos necessários para a realização do serviço:

    Pessoas acima de 65 anos:

    • A liberação de acesso será realizada mediante apresentação de documento original com foto na bilheteria da estação no momento do embarque. Não é necessário solicitar o cartão gratuidade.

    Pessoas com deficiência ou doenças crônicas:

    • Documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento (para o caso de beneficiários menores de 18 anos);
    • Comprovante de residência (últimos 3 meses, original e enviado pelos Correios ou impresso);
    • Vale Social emitido pela Setrans (Secretaria de Estado de Transportes), caso este esteja ativo. No caso de não estar ativo, o beneficiário deve dar entrada no pedido de Vale Social junto à Setrans através do Rio Poupa Tempo, Fundação Leão XIII, prefeituras conveniadas, INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, FIOCRUZ e Associação Fluminense de Reabilitação, e realizar o agendamento no Espaço Gratuidade após ter o pedido deferido.

    Estudantes da rede pública de ensino:

    • Para realizar o procedimento, caso o estudante seja menor de 18 anos, deverá estar acompanhado do responsável legal;
    • Documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento (para o caso de beneficiários menores de 18 anos);
    • Comprovante de residência em nome de solicitante, caso ele tenha mais de 18 anos, ou em nome do responsável legal, para beneficiários com menos de 18 anos. O comprovante deve ser dos últimos 3 meses, original e enviado pelos Correios;
    • Declaração escolar com 30 dias de validade;
    • Para que o benefício seja concedido, é importante que escola tenha enviado previamente a lista de alunos que solicitaram a gratuidade.

    Lembramos que o agendamento não garante a concessão do benefício. A solicitação será analisada e o passageiro receberá um e-mail no endereço cadastrado caso haja alguma irregularidade. Além disso, os documentos também serão examinados no momento do atendimento presencial.

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