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Conheça as estações

Central do Brasil

Ramais atendidos
  • Deodoro
  • Santa Cruz
  • Japeri
  • Saracuruna
  • Belford Roxo
Integrações
  • terminal Estação Terminal
  • transf-ramal Transferência entre ramais
  • metro Integração Metrô
  • vlt Integração VLT
Endereço

Praça Cristiano Ottoni, s/n Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP 20.221-250

Horário de funcionamento
  • Dias úteis: das 4h às 22h45
  • Sábados: das 4h45 às 21h15
  • Domingos e feriados: das 5h30 às 20h30
Fique ligado

As estações fecham antes da passagem do último trem, por isso, caso deseje embarcar na última composição do dia, oriente-se pelo horário de fechamento da sua estação de embarque.

  • Partidas do trem
    • Dias úteis
    • Para Deodoro 4h10
    • Para Japeri 4h14
    • Para Santa Cruz 4h34
    • Para Belford Roxo 4h39
    • Para Saracuruna 4h45
    • Sábados
    • Para Japeri 6h03
    • Para Santa Cruz 6h18
    • Para Belford Roxo 5h49
    • Para Saracuruna 5h06
    • Domingos
    • Para Japeri 5h58
    • Para Santa Cruz 6h18
    • Para Belford Roxo 6h25
    • Para Saracuruna 6h09
    • Dias úteis
    • Para Japeri 22h59
    • Para Santa Cruz 22h42
    • Para Belford Roxo 21h21
    • Para Saracuruna 22h36
    • Sábados
    • Para Japeri 21h29
    • Para Santa Cruz 21h14
    • Para Belford Roxo 19h09
    • Para Saracuruna 20h36
    • Domingos
    • Para Japeri 20h38
    • Para Santa Cruz 20h18
    • Para Belford Roxo 13h47
    • Para Saracuruna 20h19
  • Aqui você encontra
    • alimentacao

      Alimentação

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      Comércio

    • saude e beleza

      Saúde e Beleza

    • serviços

      Serviços

  • Funcionamento dos banheiros

    Dias úteis: das 5h30 às 22h

    Sábados: das 6h às 21h

    Domingos e feriados: das 6h às 20h

  • História

    Ramal: Deodoro, Japeri, Belford Roxo, Santa Cruz e Saracuruna

    Nomes antigos: Estação do Campo, Estação da Corte, Dom Pedro II

    Aniversário da estação: 29/03/1858

    Atrações do local: Relógio da Central do Brasil, Capela Nossa Senhora de Santana

    A estação foi inaugurada com o nome de “Estação do Campo” porque a área da estação ficava dentro dos limites do Campo de Santana. Para a sua construção, foi demolida a Igreja de Nossa Senhora de Santana, mas a imagem da santa, em madeira, vinda de Portugal, encontra-se até hoje numa capela na gare da Central.

    Pouco tempo depois passou a ser conhecida como “Estação da Corte”, em alusão à Corte Imperial. Mais tarde recebeu o nome de “Estação Dom Pedro II” em homenagem ao Imperador. Com o advento da República, o novo governo quis desvincular o nome da ferrovia do antigo monarca. Foi então que a antiga Estrada de Ferro Dom Pedro II recebeu a denominação de “Estrada de Ferro Central do Brasil” e com isso a estação foi imediatamente chamada de “Estação Central do Brasil”.

    Cenário de eventos que marcaram a história, da Central do Brasil partiu o primeiro trem da ferrovia no dia 29 de março de 1858 às 10 horas da manhã, quando a locomotiva “Brazil” levou o Imperador até Pouso dos Queimados (atual Queimados).

    Como curiosidade, a estação conta com o maior relógio de quatro faces do mundo, com 110 metros de altura.  

  • imagem 1 O que tem por perto
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