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Glossário Ferroviário

O trem e a operação ferroviária possuem termos e expressões próprios, e muitas vezes os clientes não estão familiarizados com eles. Fazemos o possível para passar sempre uma mensagem clara e objetiva do dia a dia, explicando cada palavra e situação de forma simples para que todos possam compreender. Mas se você é do tipo curioso ou tem interesse em aprender mais sobre a ferrovia, poderá saber mais sobre o linguajar ferroviário neste Glossário:

  • Abalroamento

    Nome dado para todas as situações em que o trem se choca com algo.

  • Aparelho de Mudança de Via (AMV)/Chave

    Conjunto de peças colocadas no ponto de cruzamento entre duas linhas para permitir a passagem dos trens de uma para outra.

  • Avaria

    Nome dado a qualquer dano sofrido pelo trem durante a viagem.

  • Batoque

    É uma estrutura férrea ou de concreto utilizada para delimitar a ultrapassagem do trem em plataformas terminais.

  • Bitola

    Bitola é a largura determinada pela distância medida entre as faces interiores das cabeças de dois trilhos ou carris em uma via férrea.

  • Carro controle

    Veículo ferroviário capaz de registrar graficamente a situação operacional da via permanente.

  • Casamento

    É o ato de unir dois trens de quatro carros para formar uma composição.

  • Descarrilamento

    Nome dado ao acidente ferroviário no qual o trem sai dos trilhos.

  • Desvio

    Uma linha adjacente à linha principal, ou a outro desvio, destinada aos cruzamentos, ultrapassagens e formação de trens.

  • Dormente

    Responsável por receber os esforços produzidos pelo peso do trem, servindo de suporte aos trilhos e permitindo sua fixação e firmeza ao solo.

  • Engastalhamento

    Quando o pantógrafo fica preso na catenária (Rede aérea).

  • Ensarilhamento

    Nome técnico dado à dilatação dos trilhos por conta das altas temperaturas. Nestes casos, a velocidade dos trens pode ser reduzida ou, em casos extremos, as viagens podem ser interrompidas.

  • Faixa de domínio

    Terreno onde se localizam a via férrea e as demais instalações da ferrovia, inclusive os acréscimos necessários à sua expansão.

  • Flambagem

    É ocasionada pelo aumento da temperatura ambiental, gerando uma dilatação nos trilhos que deforma toda a sua estrutura, deixando-o inutilizável. Este defeito é corrigido com a recolocação dos trilhos ou a substituição completa deles.

  • Gangway

    Nome dado à passagem livre (sanfona) entre os carros.

  • Headway

    Intervalo entre os trens.

  • IDX (Information Delivery Sistems)

    Sistema que gera avisos sonoros e visuais nas estações de forma automática, de acordo com a movimentação dos trens, e proporciona velocidade na informação para o cliente no campo, padronização, rastreabilidade e convergência.

  • Linha singela

    Quando há uma única linha ligando os pátios de cruzamento e nela os trens circulam nos dois sentidos. No pátio de cruzamento, há uma linha adicional paralela à linha principal para que dois trens possam se cruzar.

  • Locomotiva

    Veículo ferroviário utilizado para rebocar vagões de passageiros ou de carga sob os trilhos.

  • Material rodante

    Nome dado ao conjunto de todos os equipamentos ferroviários que se locomovem sobre a via permanente.

  • Pantógrafo

    Dispositivo montado no topo do trem, responsável pela captação da corrente elétrica fornecida pela rede área.

  • Passagem em nível

    Cruzamento de uma ferrovia com uma rodovia no mesmo nível. Geralmente, nos referimos ao termo como PN.

  • Pega-mão/balaústre

    Estrutura que serve de apoio às pessoas que estão de pé ou circulando dentro dos trens.

  • Prefixo de trem

    Caracterização do trem por meio de letras e algarismos, indicando informações, como linha que percorre, sentido da circulação etc. Os trens que circulam em sentido crescente (direção oposta à Central do Brasil), terão prefixo ímpar. Já os que circulam em sentido decrescente (sentido Central do Brasil), terão prefixo par.

  • Programação de trens

    Programação que contém os horários, instruções e especificações para a operação dos trens nos trechos, inclusive instruções especiais.

  • Rede aérea

    Sistema responsável pela transmissão da energia elétrica necessária à movimentação dos trens.

  • Rodeiro

    Conjunto composto por um eixo e duas rodas, que fica no truque e faz o contato com os trilhos.

  • Ronda

    Atividade da via permanente para verificar ocorrências que ponham em risco a circulação dos trens.

  • Rondante

    Trabalhador que executa a ronda.

  • Suspensório

    Fio que une os cabos da rede aérea.

  • Trem de serviço

    Também chamado de trem W, é o trem que não transporta passageiro.

  • Truque

    Estrutura localizada na parte de baixo do trem, onde os rodeiros, a suspensão, os motores e o sistema de freios são fixados.

  • Via Permanente

    Estrutura que engloba os trilhos, elementos de fixação, ligações ferroviárias e lastro, permitindo que os trens se movam em uma superfície confiável.

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