Como obter o cartão gratuidade:
Atualmente, estamos emitindo apenas cartões de gratuidade estudantil, destinados a alunos da rede pública de ensino, de nível fundamental ou médio.
É necessário realizar um agendamento prévio. Compareça no Espaço Gratuidade, localizado na Central do Brasil (próximo ao guichê da bilheteria de número 1), no dia e hora escolhidos e com os documentos necessários para a realização do serviço (confira a lista abaixo).
Documentos necessários para concessão do benefício
Estudantes da rede pública de ensino:
- Para realizar o procedimento, caso o estudante seja menor de 18 anos, deverá estar acompanhado do responsável legal;
- Documento de identificação oficial original com foto ou certidão de nascimento (para o caso de beneficiários menores de 18 anos);
- Comprovante de residência em nome de solicitante, caso ele tenha mais de 21 anos, ou em nome do responsável legal, para beneficiários com menos de 18 anos. O comprovante deve ser dos últimos 3 meses, original e enviado pelos Correios;
- Declaração escolar com 30 dias de validade;
- Para que o benefício seja concedido, é importante que a escola tenha enviado previamente a lista de alunos que solicitaram a gratuidade.
Para embarcar:
Pessoas acima de 65 anos:
- A liberação de acesso será realizada mediante apresentação de documento oficial original com foto na bilheteria da estação no momento do embarque. Não é necessário solicitar o cartão gratuidade.
- Ao apresentar o cartão gratuidade sênior SuperVia ou documento oficial original com foto na bilheteria da estação de embarque, o bilheteiro entregará ao passageiro um Cartão Gratuidade, que tem o prazo de 10 minutos para ser utilizado. Após isso, a mensagem de “saldo expirado” aparecerá no visor, sendo necessária a retirada de outro cartão no guichê.
Pessoas com deficiência ou doenças crônicas:
- É necessário que o embarque seja realizado com o cartão unificado, emitido pelo Vale Social. Desde o dia 21/01/2025, o cartão SuperVia (PCD) está bloqueado. Confira mais informações aqui.