Como obter o cartão gratuidade:
Para solicitar a gratuidade, é necessário realizar um agendamento prévio. Após agendar o seu atendimento, compareça no Espaço Gratuidade, localizado na Central do Brasil (próximo ao guichê da bilheteria de número 1), no dia e hora escolhidos e com os documentos necessários para a realização do serviço. Se você é idoso com mais de 65 anos, desde o dia 11/11/2020 não é necessário solicitar o cartão gratuidade. Para obter o benefício, apresente documento oficial com foto na bilheteria da estação no momento do embarque.
Documentos necessários para concessão do benefício
Pessoas com deficiência ou doenças crônicas:
A Setram (Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana), unificou os cartões para clientes que utilizam os trens em um cartão produzido pela Riocard Mais. A troca vai ocorrer exclusivamente na sede do Vale Social, localizada no subsolo da Central do Brasil. É necessário levar um documento com foto, além dos antigos cartões, seguindo o cronograma estipulado. Confira aqui.
Estudantes da rede pública de ensino:
- Para realizar o procedimento, caso o estudante seja menor de 18 anos, deverá estar acompanhado do responsável legal;
- Documento de identificação oficial original com foto ou certidão de nascimento (para o caso de beneficiários menores de 18 anos);
- Comprovante de residência em nome de solicitante, caso ele tenha mais de 21 anos, ou em nome do responsável legal, para beneficiários com menos de 18 anos. O comprovante deve ser dos últimos 3 meses, original e enviado pelos Correios;
- Declaração escolar com 30 dias de validade;
- Para que o benefício seja concedido, é importante que escola tenha enviado previamente a lista de alunos que solicitaram a gratuidade.
Pessoas acima de 65 anos:
- A liberação de acesso será realizada mediante apresentação de documento oficial original com foto na bilheteria da estação no momento do embarque. Não é necessário solicitar o cartão gratuidade.
Para embarcar (pessoas acima de 65 anos):
Ao apresentar o cartão gratuidade sênior SuperVia ou documento oficial original com foto na bilheteria da estação de embarque, o bilheteiro entregará ao passageiro um Cartão Gratuidade, que tem o prazo de 10 minutos para ser utilizado.
Após isso, a mensagem de “saldo expirado” aparecerá no visor, sendo necessária a retirada de outro cartão no guichê.