27 de Setembro de 2024 | 16:13

Vale Social: Cronograma para unificação dos cartões

A partir de outubro, a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) vai unificar os cartões de 64 mil beneficiários do Vale Social, seguindo um cronograma organizado pelo mês de nascimento dos usuários. O objetivo da iniciativa, em parceria com a SuperVia, Metrô Rio e Riocard Mais, é facilitar o embarque de pessoas com deficiência e em tratamento médico nos transportes públicos estaduais, melhorando a experiência com o uso do benefício.

Conforme anunciado no último mês, os beneficiários do Vale Social que utilizam somente trens e/ou metrô terão que substituir os atuais cartões pelo novo cartão unificado, produzido pela Riocard Mais. A troca vai ocorrer exclusivamente na sede do Vale Social, localizada no subsolo da Central do Brasil, que foi reformada e ampliada. É necessário levar um documento com foto, além dos antigos cartões, seguindo o cronograma estipulado.

Para os beneficiários do Vale Social que já têm o cartão da Riocard Mais, utilizando o benefício do Vale Social nos ônibus/vans intermunicipais e nas barcas, a atualização será automática. Basta que o usuário aproxime o cartão de qualquer validador e a unificação será efetivada. Neste caso, passará a valer apenas o cartão Riocard Mais em todos os modais, e os cartões específicos das concessionárias serão desativados.

O planejamento foi elaborado pela Setram, por meio da Coordenadoria do Vale Social, para atender da melhor forma os beneficiários. O processo será iniciado em 1º de outubro, quando os cartões já serão emitidos no novo formato, e finalizado no dia 20 de dezembro. 

Confira o cronograma:

- Nascidos em janeiro e fevereiro: comparecer/validar entre 01/10 e 11/10

- Nascidos em março e abril: comparecer/validar entre 14/10 e 25/10

- Nascidos em maio e junho: comparecer/validar entre 28/10 e 08/11

- Nascidos em julho, agosto e setembro: comparecer/validar entre 11/11 e 29/11

- Nascidos em outubro, novembro e dezembro: comparecer/validar entre 09/12 e 20/12

A sede do Vale Social fica no subsolo da Central do Brasil. O atendimento ocorrerá somente de segunda a sexta, das 9h às 15h, em dias úteis.

Cabe lembrar que o cronograma vale tanto para os que precisam efetuar a troca para o cartão unificado, comparecendo à sede do Vale Social, quanto para os que já têm o cartão da Riocard Mais e somente farão a atualização em qualquer validador da empresa. O novo cartão unificado seguirá valendo somente para os transportes liberados para o beneficiário, levando em conta cada caso.

Enquanto não chegar a data prevista no calendário para a troca/validação, os atuais cartões poderão ser usados normalmente.

Benefícios da unificação

Atualmente, o beneficiário do Vale Social usa até quatro cartões diferentes para embarcar nos transportes, o que dificulta a identificação e o manuseio. Com a unificação, a igualdade será assegurada, permitindo que um único cartão seja utilizado tanto no metrô, quanto nos trens, barcas e nos ônibus/vans intermunicipais, dando mais comodidade a quem usa o Vale Social. Além da praticidade, o novo cartão emitido pela Riocard Mais inclui leitura em Braille, reforçando o compromisso com a acessibilidade e a inclusão.

Outra vantagem da unificação dos cartões do Vale Social é a garantia de um sistema integrado e um monitoramento eficaz, já que será mais fácil detectar possíveis fraudes e garantir que os recursos do Estado sejam destinados adequadamente a quem tem direito ao benefício.

O que é o Vale Social e quem tem direito

O Vale Social é um benefício concedido pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana que consiste na gratuidade em transportes de concessão estadual do modo rodoviário intermunicipal, metroviário, ferroviário e aquaviário. É destinado a pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual ou mental e doentes crônicos que estejam em tratamento médico ou medicamentoso, em unidade pública de saúde ou conveniada ao SUS, cuja interrupção pode acarretar risco de morte.

Você pode conferir mais informações no site da Setram, clicando aqui